quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MULHERES INFORMADAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA


As alunas do curso de artesanato de patch-colagem receberam informações sobre o dia 27 de novembro, data que se comemora o dia nacional de luta contra o câncer de mama - mulheres unidas a favor da
vida.





O evento teve por objetivo  informar as mulheres sobre a grande incidência de câncer de mama  e orientações sobre autoexame e também da importância do exame clinico.


 A equipe técnica do CRAS informar a toda a comunidade do território do Jardim Simone I,II,III e bairros adjacentes a agenda comemorativa do dia de luta contra o câncer em Paranavaí.  


O diretor da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Sari Omar, o autoexame, os exames clínicos e a mamografia continuam sendo as formas mais eficazes para a detecção da doença em fase inicial, até mesmo antes do aparecimento dos nódulos. Sabendo disso, a Sesau está realizando nesta semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exames da mama e coleta de preventivo das usuárias do Sistema Único de Saúde. 
Para participar, basta agendar um horário com a equipe de enfermagem da unidade de seu bairro. O serviço vai até às 17 horas do sábado, quando também haverá um plantão nos postos de saúde para a vacinação contra a Hepatite B. 
Na sexta-feira, (25/11) haverá uma série de palestras no Salão Nobre da Prefeitura, que irá tratar das doenças da mama, a nutrição voltada para a prevenção do câncer, entre outros assuntos. O evento começa às 13 horas e será aberto à toda comunidade. Na mesma tarde, haverá uma mobilização na área central da cidade com a entrega de folders e materiais informativos nas ruas e estabelecimentos comerciais. A atividade é uma parceria entre Secretaria de Saúde, PROVOPAR, Secretaria de Assistência Social e Pastoral da Saúde. No sábado, uma feira com enfoque na prevenção do câncer de mama irá proporcionar diversos serviços para as mulheres paranavaienses. 
Será das 9 às 13 horas, em frente à Prefeitura Municipal. Haverá serviços na área da beleza, com a presença do Instituto Avon; corte de cabelo, com os alunos dos cursos do Senac e Provopar; teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde bucal, hipertensão, diabetes e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), entre outros.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário