quarta-feira, 27 de junho de 2012

SHOPPING SOCIAL

No dia 23 de junho (sábado) a equipe do CRAS-MOÊMA participou do Shopping Social realizado no PROVOPAR, que contou com a visita de pessoas atendidas pelos CRAS de bairros diversos, as mesmas puderão, levar seus filhos para se divertirem com a cama elática, com a piscina de bolinha e ainda comendo pipoca em algodão doce, enquanto isso seus pais puderam escolher roupas que estavas expostas para doação, algumas mães também participaram do curso rápido de culinária com a Primeira Dama Cristina Lorenzetti, enquanto outras realizaram corte de cabelo e manicure.








INAUGURAÇÃO DO CENTRO DA JUVENTUDE

Neste dia 22 de junho foi realizada a inauguração do CENTRO DA JUVENTUDE, que funcionará com atividades diversas em três períodos (manhã, tarde e noite).
A equipe do CRAS-MOÊMA esteve presente no evento prestigiando este momento tão importante para a Secretaria de Assistencia Social, Município de Paranavai e principalmente para toda a população que irá usufruir deste espaço.

(Lourdes, Sueli, Leonar, Franciele,  Kelly e Juliana)


EM JUNHO CRAS-MOÊMA REALIZOU ATIVIDADES DIVERSAS SOBRE O DIA “12 DE JUNHO”


DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil - 12 de junho - marca um momento especial na luta pela implementação das ações de promoção de cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes precocemente inseridos no mundo do trabalho, expostos à situação de violência e exploração que comprometem seu desenvolvimento pleno.
Pensando neste momento, o CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSITÊNCIA SOCIAL - MOÊMA realizou atividades diversas com os grupos de crianças, adolescentes e adultos que freqüentam o CRAS, foram 15 dias de reflexão e conscientização sobre o referido tema.

As atividades iniciaram no dia 05 de junho, a Educadora Social trabalhou com o coletivo do Projovem Vespertino (Jovens do Futuro), apresentação em power point, vídeo e filme sobre o tema, mostrando vários tipos de exploração e do trabalho infantil. Após apresentação ressaltou-se a importância de movimentar essa luta contra o trabalho infantil, na seqüência foi proposta uma discussão com os mesmos, onde eles expressaram suas opiniões. Após discussão os adolescentes foram divididos em grupos onde criaram soluções pertinentes sobre o assunto.




No dia 06 de junho, a Educadora Social desenvolveu o mesmo trabalho com o coletivo do Projovem Matutino (Jovens do Simonicá).



Na semana seguinte no dia 11 de junho a Ed. Social trabalhou o tema juntamente com o Prof. De informática com o grupo de crianças do curso de informática do CRAS do período da manhã, além de ouvirem sobre a importância do tema o alunos pesquisaram e assistiram um vídeo sobre O TRABALHO INFANTIL, logo após eles expressaram suas opiniões debatendo o tema com a Educadora e ainda auxiliados pelo professor de informática criaram pastas com imagens de exploração infantil e usaram ferramentas do Windows para digitar texto referente ao tema. 



Ainda no dia 11 de junho a Educadora Desenvolveu a mesma atividade com o curso de informática do CRAS do período vespertino.




Já no dia 12 de junho no período vespertino foi realizada palestra no Salão Nobre da Prefeitura, que reuniu todos os adolescentes de todos os Coletivos do Projovem de todos os CRAS. Além dos jovens participaram da palestra também os educadores, os técnicos e os coordenadores dos CRAS. A palestra abordou vários pontos do trabalho e da exploração infantil que fomentou debates entre os adolescentes e a palestrante Drª Márcia Rocha de Pauli (Promotora da Vara da Infância e da Juventude de Paranavaí).





No dia 13 de junho a atividade do dia 11 de junho com o curso de informática se repetiu só que desta vez o publico alvo foi os adolescentes do curso de informática do período vespertino.



E para finalizar as atividades do mês em que se comemora a erradicação do trabalho infantil a Psicóloga e a Assistente Social do CRAS promoveram reunião com as famílias frequentantes do CRAS, onde foi apresentada palestra em Power Point e vídeos a respeito do Trabalho Infantil, a atividade mobilizou as famílias fazendo com que as mesmas trocassem as experiências vividas e fomentassem o debate.







sexta-feira, 1 de junho de 2012

ENCONTRO DE GESTANTES


Na manha desta quinta feira (31/05), foi realizado no CRAS Moêma o encontro de Gestantes em Parceria com a UBS (Unidade Básica de Saúde) Jd. Campo Belo.
Os temas discutidos foram os Direitos Sociais e de Saúde da Gestante.
A Assistente Social do CRAS Franciele falou sobre os direitos que a futura mãe tem durante e após a gestação.  



A enfermeira Daiana falou sobre a importância do aleitamento materno que traz inúmeros benefícios ao bebê e a mãe, entre eles o vínculo afetivo entre os mesmos.
As futuras mamães fizeram diversas perguntas, trocando informações e experiências, esclarecendo suas duvidas.



No final do encontro foram entregues brindes, que deixaram as futuras mamães contentes.
A Equipe do CRAS Moêma Agradece a constante parceria com
UBS
(Unidade Básica de Saúde) do Jd. Campo Belo, que ajuda enriquecer nosso trabalho.