domingo, 31 de julho de 2011

A pior poluição: mental!

mental_pollution1 


Vejo pessoas reclamarem tanto da poluição nas grandes cidades, mas a pior é a que existe nelas mesmas: a poluição mental. Nos grandes centros urbanos a fumaça dos carros, das fábricas, contaminam o ambiente causando doenças de toda espécie, principalmente de cunho respiratório.
Já em nós a poluição se consubstancia nos maus pensamentos, que contaminam a atmosfera mental e causam perturbações e enfermidades.Por isso é imprescindível adotar pensamentos elevados, que tornem sadia sua atmosfera mental. Seja livre, leve e solto.
Desenvolva a capacidade de ser feliz de dentro para fora.
Lembre-se que você respira na atmosfera mental que cria para si.
Então, cuidado com a poluição mental que você pode estar causando.
Reflita e, se preciso for, mude. Vire a página dos velhos hábitos!
Atitude positiva sempre!  
Cirilo Veloso Moraes.

terça-feira, 26 de julho de 2011

DIA DA VOVÓ - 26 DE JULHO - PARABÉNS



A Verdadeira Sabedoria



"Muitas pessoas confundem sabedoria com o saber, com ter uma profissão com conhecer alguma técnica especial. Às vezes também me confundo. Mas quando escuto você falar e vejo como acalma quem está inquieto e enxuga com um sorriso cada lágrima e recebe com alegria o recém-chegado, entendo o que é a verdadeira sabedoria: é o que você possui, vovó, em abundância, a sabedoria para viver melhor."

domingo, 24 de julho de 2011

PENSAMENTO DA SEMANA

                

                 "Todo homem é poeta quando está apaixonado".Platão

             

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Grupo de crianças com psicólogo

Teve inicio no CRAS MOÊMA dia 15/07, o 1º Grupo de Crianças com idade de 06 à 10 anos,com o profissional da psicologia Gustavo Figueiredo.
O objetivo do trabalho é de desenvolver o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário, cidadania, identidade, auto expressão, entre outros.
No primeiro encontro as mães foram convidadas a participar, sendo que foi realizado o acolhimento e a explicações a respeito  do trabalho.
A temática aplicada foi: “Expressando sentimentos”, mães e crianças trabalharam juntas, com o intuito de refletir a respeito do vínculo familiar e dos sentimentos que envolvem as relações familiares. Esses encontros acontecerão a cada 15 dias (as sextas).
Estão em formação mais dois grupos, com faixa etária de 11 à 14 anos e um de crianças (de 06 à 10 anos).



Maiores informações no CRAS MOÊMA com Gustavo (psicólogo)  – Telefone – 3902-1162

domingo, 17 de julho de 2011

Pensamento da Semana

"O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções". Karl Marx

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ANIVERSÁRIO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 21 ANOS


Nesse dia 13 de julho o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 21 anos.
 
Nesses dias recebemos muitas mensagens sejam essas fazendo balanço dos avanços e desafios ou manifestando contrariedade pela existência do ECA. 
  
Podemos dizer ainda que:
 
Lutamos para que o Estado brasileiro efetive os direitos humanos de crianças já inscritos na Constituição Federal e também já assumidos como responsabilidade quando ratificou os diversos tratados internacionais.
 
Lutamos para que a sociedade assuma sua responsabilidade na prevenção e no cuidado e na proteção de seus cidadãos, de todos eles, mas especialmente daqueles pequenos que se encontram em processo de desenvolvimento.
 
Lutamos para que pais, avós, tios, vizinhos, amigos e todos os cidadãos olhem para as crianças como um ser humano especial cheio de potencialidades e que sua educação, desenvolvimento, cuidado e proteção cabe a cada um de nós e a todos ao mesmo tempo.

Quando cada um de nós e todos tivermos sentimento e comportamento de proteção aos nossos filhos e assim podermos olhar o filho do outro como sendo nosso próprio, então poderemos, quem sabe, ter uma sociedade justa e solidária. 
  Os nossos parabéns e reconhecimento:

Valtenir Lazzarini
Fórum DCA/PR
Coordenação Estadual
 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

TOMANDO CHÁ COM A VOVÓ

CRAS MOÊMA abriu espaço de intergeração do PROJOVEM com a 3ª Idade.


Assim nesta  quinta feira 07/07, o evento “Tomando chá com a vovó” foi inaugurado com a presença da Vovó Cleuza Cyrino Penha – professora e escritora paranavaiense. Sra. Cleuza falou com os adolescentes sobre sua trajetória de vida, como mulher, esposa, mãe avó, escritora e como  pioneira de nossa cidade.
Abriu espaço para ouvir os jovens sobre suas vidas, e seus sonhos. Dialogou  com os eles sobre o tema “SER JOVEM”, declamou poesias, recordou quando escreveu a primeira poesia, que fez para sua professora quando tinha 10 anos de idade. 


O bate-papo continuou na hora do chá com muita simpatia e amor pela vida e pelas pessoas. Os jovens ficaram felizes com a vó Cleuza, que pediram para que ela retorne para outro bate-papo.



A Equipe técnica agradece pelo carinho e desejo de contribuir que a Sra. Cleuza demonstrou, fazendo com que os jovens pudesse refletir e ter interesse em aprender com quem tem algo para dar.
Pois acreditamos que: “Quem não valoriza o passado, não terá presente e muito menos futuro”. Luci Fernandes.

ARRAIÁ DO PROJOVEM


 Os adolescentes do PROJOVEM dos CRASs – Moêma, Jd. São Jorge, Vila Operária se reuniram na tarde de 06 de julho na Associação do Jardim Campo Belo para a Festa junina. 



 
O evento foi marcado com várias atrações, entre elas a apresentação musical realizada pelos adolescentes,  alunos da oficina aula de violão do  Prof. Erasmo, que demonstraram suas habilidades musicais.
                                                                                                                 
Os jovens do CRAS MOÊMA encenaram  o Casamento Caipira. Logo após convidaram todos os presentes para dançar a tradicional quadrilha com muita alegria e descontração. 


 O evento contou com a presença das coordenadoras e técnicos dos CRAS e das Senhoras Lourdes Marafon e Nadia Kotsubo da Secretaria de Municipal de Assistência Social. A Equipe do CRAS MOÊMA agradece o Sr. Paulinho – Presidente da Associação do Moradores do Jardim Campo Belo pelo empréstimo do salão da associação.

domingo, 3 de julho de 2011

PENSAMENTO DA SEMANA

"Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas". karl Marx



sábado, 2 de julho de 2011

NOVO CURSO NO CRAS MOÊMA

 EM 12 DE JULHO O CRAS INICIARÁ CURSO DE BORDADO EM FITA.AS VAGAS SÃO LIMITADAS, AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS.

AS AULAS SERÃO NO PROPRIO CRAS NO JARDIM SIMONE III.     ÀS 3ª E 5ª FEIRAS - HORÁRIOS DAS 13H30 ÀS 16H30.

O CURSO É OFERECIDO GRATUITAMENTE PELA SEMAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL.MAIORES INFORMAÇÕES PELO TELEFONE - 3902 -1162.
   
                                        

sexta-feira, 1 de julho de 2011

"EU QUE FIZ"

Estamos felizes com o desempenho das alunas de curso de Pintura em Tecido que teve seu inicio em 02/6.
        O curso é ministrado pela professora Doraci Barbieri com duração de 40 horas aula.
               O curso é oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS gratuitamente.


         
Maria da Conceição - diz "estou feliz com o que estou aprendendo, vou fazer todos os cursos no CRAS"

Maria Cristina relata que"Pintar é a melhor terapia"