terça-feira, 21 de junho de 2011

CASAMENTO COMUNITÁRIO - FAÇA SUA INSCRIÇÃO A PARTIR DE 20 DE JUNHO NO SEU CRAS


           



          Terá inicio dia 20/06 as  inscrições para o Casamento Comunitário 2011. O casamento será no dia 30 de setembro..

           Os interessados deverão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) MOÊMA, ou no CRASs – no – Jardim Maringá – Jardim São Jorge e CRAS Vila Operária. As inscrições serão encerradas em 02  de setembro e as vagas são limitadas.

           Documentos necessários para a realização da inscrição:

  1. Quando  solteiros devem apresentar certidão de nascimento, comprovante de residência e comprovante de renda, todos atualizados.

  1. Quando for divorciados certidão de casamento com averbação do divórcio, comprovante de residência – comprovante de renda, os documentos devem ser atualizados.
  
  1. Quando for  viúvo -  apresentar  certidão  óbito. - comprovante de residência e comprovante de renda, todos atualizados.

Para maiores informações ligue 3902-1162 – Fale com assistente Social Franciele.

             

O ARRAIÁ DA 3ª IDADE

CRAS-Moêma e UBS (Unidade Básica de saúde) do Jardim Campo Belo promoveram em parceria nesta sexta-feira 17 de junho O ARRAIÁ DA 3ª IDADE, a festa ocorreu a partir das 14h e pode contar com uma apresentação teatral de alguns moradores da comunidade de Piracema e Mandiocaba os atores (Maria, Maurício, Dete e Ana Angélica), após interpretação ainda contemplarão o público com algumas melodias de raízes.
 

O evento contou com a presença de 67 idosos que além de apreciar a quadrilha que os ACS (Agente Comunitários de Saúde) apresentaram, também  participaram dançando e deixando a timidez de lado relembrando os velhos tempos, na sequência os convidados se deliciaram de pratos típicos de festa junina.

Também contemplaram a festa a equipe do CREAS que vieram como convidados e trouxeram alguns idosos que lá são atendidos.

A iniciativa partiu da Coordenadora do Cras-Moêma Luci Fernandes e da Coordenadora do PSF da UBS do Campo Belo Daiana que agradecem a presença de todos idosos que saíram de suas casas para uma tarde de distração.


Agradecem também a colaboração da Bipharma através do Nutricionista Enéias. A presença de Nadia Kotsubo que prestigiou a festa representando a Secretaria de Assistência Social. Os atores Maria, Maurício, Dete e Ana Angélica. As estagiarias de Serviço Social Marcela e Maira, adolescentes do ProJovem pela fabricação da decoração e participação no evento e também a todas os ACS (Agentes Comunitários de Saúde).




sábado, 18 de junho de 2011

PENSAMENTO DA SEMANA

"Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco". Aristóteles

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CRAS MOÊMA E PROJOVEM SE MOBILIZAM NA SEMANA EM QUE É COMEMORADO O DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL – 12 DE JUNHO

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil - 12 de junho - marca um momento especial na luta pela implementação das ações de promoção de cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes precocemente inseridos no mundo do trabalho, expostos à situação de violência e exploração que comprometem seu desenvolvimento pleno.
 Pensando neste momento, o CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSITÊNCIA SOCIAL - MOÊMA realizou para os adolescentes do PROJOVEM ADOLESCENTE, uma semana de reflexão e conscientização sobre o referido tema.

A Educadora Social Sueli S. Pereira apresentou nesta semana de junho, aos adolescentes um vídeo com uma reportagem explicativa, além de um pequeno filme com fotos mostrando a exploração e o trabalho infantil. A educadora ressaltou a importância de movimentar essa luta contra o trabalho infantil, na seqüência foi proposta uma discussão com os mesmos, ressaltando as opiniões individuais, bem como o valor deste dia.

 Os adolescentes puderam expressar suas opiniões respondendo um questionário que os mesmos também aplicaram durante toda a semana do dia 07 ao dia 16 de junho na população que reside nos Jardins Simone I, II, III.


Este questionário terá como objetivo identificar a opinião dos moradores a respeito do assunto e de captar a percepção e o conhecimento da sociedade em relação ao trabalho infantil, seu resultado será encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Social, juntamente com relatório e fotos da ação.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

FORMATURA DO CURSO DE CACHECOL EM TEAR

Nesta quarta feira dia 15 de junho, foi o encerramento do Curso de Cachecol em Tear, este foi mais um curso oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS Moêma. Teve como instrutora Juliana Florêncio e contou com a participação de 13 alunas.



Este curso será uma fonte de renda extra para complementar o orçamento familiar.

A equipe do CRAS-MOÊMA parabeniza as alunas por mais esta etapa vencida.

domingo, 12 de junho de 2011

Pensamento da Semana

"Cada um pensa em mudar a humanidade, 
mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."  
(Shakespeare)

sábado, 11 de junho de 2011

12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Neste ano a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lança campanha PELA ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL PERIGOSO, em parceria com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e a Frente Parlamentar Mista dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Segundo o coordenador do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da OIT, Renato Mendes, a campanha de 2011 quer chamar a atenção para os riscos à saúde e à integridade moral que as crianças correm nesTe tipo de trabalho.
“A menina que trabalha como doméstica realiza um trabalho perigoso. Ela corre risco até de violência sexual e de deixar a escola. Crianças que estão na esquina, crianças que trabalham na agricultura familiar com agrotóxico. Criança que trabalha na produção de alimentos para mesa do brasileiro está exposta a riscos na sua saúde”, explicou.
Ele disse ainda que, apesar de o governo brasileiro ser referência no combate ao trabalho infantil, é preciso que haja mais fiscalização e também mais ações que permitam manter essas crianças na escola. “A fiscalização no trabalho não é suficiente porque essas crianças não estão na relação formal de trabalho, elas estão numa situação informal. Para isso, é preciso desenvolver uma metodologia ativa de educação para essas crianças, por meio da escola, por meio dos conselheiros tutelares.”
Mendes ressaltou que a sociedade pode se mobilizar denunciando onde há crianças trabalhando, por meio dos conselhos tutelares ou do Ministério Público do Trabalho. Além disso, as pessoas podem ligar para o Disque 100, que recebe denúncias de violação dos direitos da criança, sejam elas de exploração sexual ou de trabalho.
A coordenadora da Frente Parlamentar Mista dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, deputada federal Erika Kokay (PT-DF), disse que a sociedade precisa refletir sobre o fato de o trabalho infantil ser tolerado somente quando envolve crianças de baixa renda. “É preciso que a sociedade reflita sobre o fato de o trabalho infantil ser aceito e naturalizado no caso de crianças de baixa renda. A sociedade, muitas vezes, fala que é melhor trabalhar do que estar no crime como se esses fossem os dois caminhos possíveis. Mas eles não levam a uma infância bem vivida.”
Ela afirmou também que a frente está levantando todas as propostas legislativas que tratam do tema do trabalho infantil para acelerar a tramitação das proposições. Além disso, a frente vai cobrar do governo federal a intensificação do trabalho infantil.
“A sociedade tem que ser fiscal dos seus próprios direitos, as crianças têm que ser fiscais dos seus próprios direitos e [é preciso] assegurar uma maior fiscalização para que possamos coibir o trabalho infantil”.
Fonte: Agência Brasil  Roberta Lopes

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CRAS - MOÊMA COMEMORA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Em 03 de Junho o Cras – Moêma recebeu a Srtª Poliana da Secretaria do Meio Ambiente para realizar palestra para o Coletivo do Projovem “Jovens do Futuro”, que teve como tema “Arborização e Meio Ambiente”, tal palestra ocorreu em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, também foi contemplado pelos esclarecimentos da palestra o Coletivo do Projovem do Cras da Vila Operária, que na ocasião participaram como convidados do Coletivo “Jovens do Futuro”, após a palestra foi plantado pelos adolescentes de ambos Projovens, mudas da árvore oiti ao redor do Cras - Moêma.




O evento foi uma iniciativa da Coordenadora Luci Fernandes juntamente com a Educadora social Sueli Pereira, e contou com a presença do Educador social Natan Miranda que acompanhou o coletivo da Vila Operária e o  Secretário de Meio Ambiente Senhor João Marques que acompanhou o plantio das mudas de árvores. 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

" 01 A 05 DE JUNHO - SEMANA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE


O CRAS MOÊMA E O COLETIVO PROVOJEM DO FUTURO CONVIDA PARA PALESTRA ALUSIVA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE. COM O TEMA ARBORIZAÇÃO.

QUE DIA?  03 DE JUNHO 
QUE HORAS ? ÀS 14H00 
QUE LOCAL? NO CRAS


“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.” (Chico Xavier)